Central de Ajuda

Como otimizar imagens para o teu site WordPress

Sabemos que as imagens são fundamentais para o sucesso de um site, por dois motivos, pela parte visual para os visitantes e para a otimização do site. 

Não deves colocar uma imagem qualquer no teu site, a imagem deve ter qualidade e ser apresentada de forma adequada. Com as dimensões certas e ajustada ao teu projeto. Mas temos que ter em atenção alguns aspetos. 

IMAGENS E SEO

As imagens que inseres no teu site podem ajudar ou prejudicar o teu SEO (Search Engine optimization). 

Há vários fatores que influenciam o tempo de carregamento do teu site, maioritariamente são aspetos técnicos, mas outros não. Um desses fatores são as imagens, e é um dos que faz uma enorme diferença na velocidade do teu site, por isso não podes descuidar.

Importante: A velocidade do teu site é um dos pontos fundamentais de SEO, pois, está estimado que os utilizadores esperam 2/3 segundos pelo carregamento de um site, se o site levar mais tempo do que isso, a probabilidade do utilizador desistir de visitar esse site é enorme.

Deixo-te estatísticas da Kissmetrics:

  • 47% dos consumidores esperam que uma página web carregue em 2 segundos ou menos;
  • 40% das pessoas abandona um site se levar mais de 3 segundos a carregar.

Ora, sabendo agora que todas as imagens que carregas no site, correspondem a um aumento do tempo de carregamento, tens que garantir que otimizas as mesmas, para não correres o risco dos teus visitantes desistirem e irem embora do teu site antes de verem o mesmo.

QUAL O MELHOR FORMATO PARA AS IMAGENS

O formato da imagem também influencia o peso da mesma, por isso é importante saberes qual o formato que deves usar para inserir as imagens no teu site WordPress.   

O ideal é usares o .jpg, pois é o formato com melhor qualidade/peso para as fotos. No entanto, se queres colocar uma foto transparente (sem fundo), tens que usar o .png!

TAMANHO DAS IMAGENS E COMO REDIMENSIONAR

É muito comum encontrar sites com imagens de 5000 px (píxeis) quando no máximo só precisamos de 1900px! Isto para imagens que são usadas na largura total do site.

Por exemplo, para uma imagem de destaque de artigo, normalmente 800px ou 900px são mais que suficientes, o mesmo aplica-se para imagens de produtos em lojas online, por isso, teres uma imagem de 2000px como imagem de destaque do teu artigo de blog (ou de produto) só prejudica!

É possível redimensionares as imagens depois de carregares no site, no entanto, deves sempre otimizar as imagens antes de as carregares no site.

Vai a Multimédia > Seleciona a imagem > Editar Imagem > escolhe as novas dimensões > Guardar

Otimizar antes de inserir no site

Existem sites online que te permitem otimizar as tuas imagens antes de as inserires no site. Um dos meus favoritos é o I Love Img, com ele consegues:

  • Comprimir o tamanho das imagens
  • Redimensionar imagens
  • Cortar Imagens
  • Converter para .jpg
  • Converter de .jpg para .png ou .gif
  • Editar imagens
  • Colocar marca d’água
  • Rodar imagens

Otimizar imagens com plugin

Uma outra solução é usares um plugin que te permite redimensionar e otimizar as imagens.

Mas, quero alertar que esta é a opção que menos recomendo. Quanto menos plugins tiveres no teu site, MELHOR. Porque os plugins, podem causar incompatibilidades e muitas vezes são a causa de vulnerabilidades no teu site.

Um plugin gratuito que redimensiona as imagens é o Imsanity. Além de automaticamente redimensionar a imagem e substituir pelo original, também redimensiona em grupo (bulk) as imagens que já inseriste no site.

COMPRIMIR AS IMAGENS

O tamanho das imagens não é a única forma que tens de otimizar as mesmas. Além do tamanho é importante que comprimas as imagens para o teu site WordPress.

Uma imagem pode ter a dimensão de 900px, e ainda assim ter 200kb, o que significa que é uma imagem pesada.

Para transformares essa imagem, numa imagem mais leve, tens que comprimir a mesma.

Como viste acima, o I Love Img, também tem a opção de comprimir as imagens, no entanto deixo-te mais duas ferramentas online grátis que te ajudam a comprimir as tuas imagens: